quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Transformando o conto em notícia

A atividade abaixo nos dá uma ideia de como transformar um conto em notícia.Essa atividade foi retirada do http://profa-val.blogspot.com/2006/08/coeso-e-coerncia-textuais.html

Aula: MANCHETES DE JORNAIS E REVISTAS:

JORNAL NACIONAL (Willian Bonner): “Boa noite. Uma menina de 7 anos foi devorada por um lobo na noite de ontem”.

(Fátima Bernardes): “... mas graças à atuação de um caçador não houve uma tragédia”.

FANTÁSTICO (Glória Maria): “... que gracinha, gente, vocês não vão acreditar, mas essa menina linda aqui foi retirada viva da barriga de um lobo, não é mesmo...?”

BRASIL URGENTE (José Luis Datena): “... onde é que a gente vai parar, cadê as autoridades?! A menina ia para casa da avozinha a pé e sozinha! Não tem transporte público! Não tem segurança! Onde estava o secretário de segurança e os engenheiros da CET? E foi devorada viva... Sim VIVA!!! Um lobo, um lobo safado, calhorda. Põe na tela ESSE ANIMAL!! Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo mau. Daqui a pouco eu volto nesse caso”.

SUPER POP: Chapeuzinho é convidada para desfilar no programa só de lingerie vermelha (Luciana Gimenez) – “ Nossa, que corpo, hein garota?! Muito bonita mesmo, até eu no lugar do Lobo não iria deixar escapar essa menina!!”

BIG BROTHER BRASIL – (Pedro Bial): “Fala meu Lobo, quem você vai eliminar hoje?” – (Lobo): “ Hoje eu vou eliminar a Chapeuzinho Vermelho, porque ela tá de complô com o Lenhador, que eu acho ao meu ver, que estão ao nível de me eliminar e isso não está fazendo bem para o ambiente da casa”.

APRENDIZ – (Roberto Justus): “Chapeuzinho, o que você foi fazer na casa da vovozinha?” – (Chapeuzinho): “Fui levar uns doces para ela”. – (Justus): “De graça? Mas você não tinha um planejamento para isso? Acho que era o marketing mais correto? Qual seria o retorno? Que tipo de postura teve seu líder? Que providências você tomaria?”

VEJA – ‘...Fulano de Tal, 23, o lenhador que retirou Chapeuzinho Vermelho da barriga do lobo tem sido considerado um herói na região’. “O lobo estava dormindo, acho que não foi tão perigoso assim” admite ele.

CLÁUDIA – “Como chegar na casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos do caminho”.

JORNAL DO BRASIL: “Floresta: Garota é atacada por lobo”. Na matéria, a gente não fica sabendo onde, nem quando, nem mais detalhes.

O GLOBO: “Retirada Viva da Barriga de um Lobo” . Na matéria terá até mapa da região. O salvamento é mais importante que o ataque.

FOLHA DE S. PAULO: Legenda da foto: “Chapeuzinho, à direita, aperta a mão de seu salvador”. Na matéria teremos um box com um zoólogo explicando os hábitos alimentares dos lobos e um imenso infográfico mostrando como Chapeuzinho foi devorada e depois salva pelo lenhador.

O ESTADO DE SÃO PAULO: “Lobo que devorou Chapeuzinho seria afiliado ao P...”

JORNAL AGORA: “Sangue e tragédia na casa da vovó”