sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

SUGESTÃO DE ATIVIDADES RELACIONADAS À PROVA BRASIL - LÍNGUA PORTUGUESA

1)LEIA O TEXTO

Um cardápio variado

Os besouros estão em toda parte do planeta. Para eles, a natureza é uma fonte ines-
gotável de alimentos. Veja só:
O serra pau tem esse nome porque se alimenta de madeira. Uma espécie é cha-
mada de rola-bosta, por sua preferência por excrementos, enquanto outra tem hábitos
mais “refinados”, pois só come pétalas de flores.
O bicudo e a broca são terríveis para a lavoura do algodão; o bicudo come a flor
antes dela abrir-se, enquanto a broca ataca a raiz, enfraquecendo a planta.
A joaninha, que também é um besouro, ajuda a combater as pragas das plantações.
Ela chega a comer cerca de 20 pulgões por dia.
Há também besouros que adoram uma biblioteca, mas ali não vão para uma boa
leitura, e sim para devorar os livros. Nesse caso, são as suas larvas que perfuram as
capas dos livros, causando o maior estrago.
Fonte: Adaptado de Globo Ciência: Ano 2, nº. 20.
A)O besouro que prejudica a agricultura é o:
(a) Serra pau.
(b)Bicudo.
(c) Joaninha.
(d) Rola-bosta.

2)LEIA A FÁBULA ABAIXO:

O leão e o rato
Um Leão dormia sossegado, quando foi despertado por um Rato, que passou cor-
rendo sobre seu rosto. Com um bote ágil ele o pegou, e estava pronto para matá-lo,
quando o Rato suplicou:
- Ora, se o senhor me poupasse, tenho certeza que um dia poderia retribuir sua
bondade.
Rindo por achar ridícula a idéia, assim mesmo, ele resolveu libertá-lo.
Aconteceu que, pouco tempo depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por
caçadores. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, sequer podia mexer-se.
O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou e roeu as cordas até deixá-lo livre.
Então disse:
- O senhor riu da idéia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava
receber de mim qualquer favor em troca do seu! Mas agora sabe, que mesmo um pe-
queno Rato é capaz de retribuir um favor a um poderoso Leão.
Moral:
Os pequenos amigos podem se revelar os melhores e mais leais aliados.
Fonte: http://sitededicas.uol.com.br/fabula3a.htm

2)Quando o rato dirige-se ao leão trata-o como “Senhor”. Essa forma de tratamento
indica:
(A)Inferioridade do leão.
(B)Superioridade do rato.
(C)Respeito do rato para com o leão.
(D)Humildade do leão.

3)Leia o texto:

A galinha medrosa

Logo ao nascer do sol, uma galinha medrosa, que acordou antes das outras, saiu
do galinheiro.
Ainda tonta de sono e meio distraída, viu a própria sombra atrás dela e levou o maior
susto:
- Cocó... cococó... cocoricó... socorro! Tem um bicho horroroso me perseguindo!
Cocoricó... cocoricó...
E saiu correndo pra lá e pra cá, toda arrepiada, soltando penas para tudo quanto é
lado.
A barulheira acordou as outras galinhas que, assustadas saíram do galinheiro (...)

Fonte: LACOCCA, Liliana e Michele. A galinha e a sombra. SP: Ática, 1990.

3)De acordo com o texto, o que provocou medo na galinha:

(A)Acordar com o nascer do sol.
(B)Ver sua própria sombra.
(C)Acordar antes das outras.
(D)Ver um bicho no galinheiro.


Leia o texto abaixo que pertence ao “Manual de Etiqueta: 33 dicas de como
enfrentar o aquecimento global e outros desafos da atualidade”.

[21] “Ao fazer compras, leve sua própria sacola, de preferência as de pano resistente”, aconselha o presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young. Com esse gesto simples, você deixará de participar da farra das sacolinhas plásticas, que entopem cada vez mais os lixões das grandes cidades.

4)O conselho dado por Ricardo Young pretende:

(A)Contribuir para a preservação do meio ambiente.
(B)Evitar desperdício das sacolas plásticas.
(C)Vender mais sacolas de pano.
(D)Evitar entupimento dos bueiros.

Leia a reportagem da revista Recreio para responder as questões 5 e 6:

Dentes limpinhos

As primeiras escovas de dentes surgiram na China por volta de 1498. Eram feitas
de pêlos de porco trançados em varinhas de bambu. Essas cerdas foram trocadas de-
pois por pêlos de cavalo, que não eram ainda o material ideal, pois juntavam umidade
e criavam mofo. A melhor solução apareceu em 1938, quando surgiram as primeiras
escovas com cerdas de náilon, usadas até hoje.
Fonte: Revista Recreio, nº 177, 31 de julho, 2003, p.26, Editora Abril.
5)As escovas de hoje são feitas de:

(A)Pêlos de cavalo.
(B)Cerdas de náilon.
(C)Cerdas da China.
(D)Pêlos de porco.

6)Segundo o texto, as escovas de pêlo de cavalo foram substituídas pelas de nái-
lon porque:
(A)havia pouca matéria prima.
(B)os pêlos de cavalo era anti-higiênicos .
(C)os pêlos de cavalo causavam dor na gengiva.
(D)os pêlos de cavalo juntavam umidade e criavam mofo.

Leia o texto a seguir:
Poodle
Atualmente o poodle é considerado um dos cães mais populares do mundo, princi-
palmente no Brasil.


Infelizmente, devido à reprodução sem controle, a maioria dos cães que vemos hoje
não estão de acordo com o padrão oficial da raça. É recomendável a aquisição de fi-
lhotes somente através de criadores confiáveis.
A origem da raça não é bem conhecida, mas há indícios de que o poodle seja origi-
nário da França.
O poodle é um cão ativo e muito inteligente, por isso, de fácil treinamento. Segundo
o livro A inteligência dos Cães, de Stanley Coren, o poodle é a segunda raça mais inteligente e obediente para o trabalho.
Atualmente o poodle é consagrado como um excelente cão de companhia. Extrema-
mente dócil, carinhoso e brincalhão, é um ótimo amigo das crianças.
Fonte: Adaptação: http://amigocao.cjb.net

No trecho do segundo parágrafo: “É recomendável a aquisição de filhotes so- 7.
mente através de criadores confiáveis”, a palavra em destaque indica:

(A)Um problema.
(B)Um pedido.
(C)Uma sugestão.
(D)Um desejo.

Leia a fábula para responder as questões 8 e 9:

O asno e a carga de sal
Um asno carregado de sal atravessava um rio. Um passo em falso e ei-lo dentro da
água. O sal então derreteu e o asno se levantou mais leve. Ficou todo feliz. Um pouco
depois, estando carregado de esponja às margens do mesmo rio, pensou que se caísse
de novo ficaria mais leve e caiu de propósito nas águas. O que aconteceu? As esponjas
ficaram encharcadas e, impossibilitado de se erguer, o asno morreu afogado.

Algumas pessoas são vítimas de suas próprias artimanhas.
Fonte: Esopo. Fábulas. Porto Alegre: L&M Pocket, 1997, p. 139-140.

8)Na expressão retirada do texto, “... pensou que se caísse de novo ficaria mais
leve e caiu de propósito nas águas...”, a expressão em negrito pode significar
também:
(A)Casualmente.
(B)Intencionalmente.
(C)Coincidentemente.
(D)Proporcionalmente.

9)As ações do Asno dão idéia de:

(A)Certeza.
(B)Fraqueza.
(C)Estranheza.
(D)Esperteza.


Leia o texto abaixo para responder a questão 10:

O Brasil no Pólo Sul

Foi no verão de 1982 para 1983 que os brasileiros fizeram as primeiras pesquisas
científicas na Antártica. Por lá, a temperatura no verão é mais amena: em média zero
grau centígrado.
Os brasileiros viajaram nos navios oceanográficos Barão de Teffé, da Marinha, e
Professor W. Besnard, da Universidade de São Paulo. Era o início do Proantar (Programa Antártico Brasileiro). No verão seguinte, começou a funcionar a Estação Antártica Comandante Ferraz, que abriga os pesquisadores brasileiros no continente gelado.
Localizada na ilha Rei George, no arquipélago Shetland do Sul, ela funciona até
hoje quase como se fosse uma cidadezinha. Existem alojamentos, laboratórios, sala
de estar, cozinha, ginásio de esportes, biblioteca, sala de comunicações e lugar para
pouso de helicóptero.
Fonte: Almanaque Recreio - São Paulo: Editora Abril, 2003 – p.151.


10)No trecho: “No verão seguinte, começou a funcionar a 10. Estação Antártica Comandante Ferraz”, a palavra destacada indica:

(A)As quatro estações do ano.
(B)O local que abriga os pesquisadores.
(C)A próxima parada do metrô.
(D) O inverno no Pólo Sul.

Leia a experiência abaixo para responder a questão 11:

Papel congelado

Material:
Congelador ou local ao ar livre, em dia de temperatura muito baixa
Papel pesado (espesso)
Aquarelas ou anilinas coloridas e pincel
Água
Vasilha rasa
Assadeira sem bordas

Experiência artística:

1. Mergulhe o papel em uma vasilha rasa com água até que esteja totalmente molhado.
2. Coloque o papel molhado sobre uma assadeira.
3. Coloque a assadeira e o papel no congelador, ou fora dele, para congelar.
4. Quando congelado, remova o papel do congelador e pinte sobre o papel antes que
ele descongele.

Variações:

Congele diferentes tipos de papel para pintar – papel toalha, filtro de café, papel cartão, papel sulfite, etc.
Desenhe com giz sobre o papel congelado.
Pinte com guache sobre o papel congelado.
Fonte: KOHL, MaryAnn F. Descobrindo a ciência pela arte: propostas de experiências. Porto Alegre: Artmed, 2003. p.23.

11)No texto a palavra variações indica:

(A)Os produtos que devem ser utilizados para fazer a experiência.
(B)Como fazer o papel congelado.
(C)Outras possibilidades de se realizar a experiência.
(D)O resultado obtido com a realização da experiência.

12)No ditado popular “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”, as
palavras destacadas significam:
(A)Parte do dia antes do almoço e neste.
(B)Depois e agora.
(C)Parte do dia antes do almoço e agora.
(D)Um dia após hoje e neste momento.

Matriz de Referência de Matemática - Saeb / Prova Brasil - Temas e Descritores 9º Ano do Ensino Fundamental

Tema I. Espaço e Forma

D1 – Identificar a localização/movimentação de objeto, em mapas, croquis e outras representações gráficas.

D2 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações.

D3 – Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.

D4 – Identificar relação entre quadriláteros, por meio de suas propriedades.

D5 – Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.

D6 – Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não-retos.

D7 – Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram.

D8 – Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).

D9 – Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas.

D10 – Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos.

D11 – Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.

Tema II. Grandezas e Medidas

D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.

D13 – Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.

D14 – Resolver problema envolvendo noções de volume.

D15 – Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida.

Tema III. Números e Operações /Álgebra e Funções

D16 – Identificar a localização de números inteiros na reta numérica.

D17 – Identificar a localização de números racionais na reta numérica.

D18 – Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

D19 – Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

D20 – Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

D21 – Reconhecer as diferentes representações de um número racional.

D22 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

D23 – Identificar frações equivalentes.

D24 – Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos.

D25 – Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

D26 – Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

D27 – Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais.

D28 – Resolver problema que envolva porcentagem.

D29 – Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas.

D30 – Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica.

D31 – Resolver problema que envolva equação de segundo grau.

D32 – Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em seqüências de números ou figuras (padrões).

D33 – Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema.

D34 – Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema.

D35 – Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações de primeiro grau.

Tema IV. Tratamento da Informação

D36 – Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.

D37 – Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos

Matriz de Referência de Língua Portuguesa - Saeb / Prova Brasil - Tópicos e Descritores 9º do Ensino Fundamental

Tópico I. Procedimentos de Leitura
D1 – Localizar informações explícitas em um texto.

D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.

D6 – Identificar o tema de um texto.

D11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Tópico II. Implicações do Suporte, do Gênero e /ou do Enunciador na Compreensão do Texto

D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).

D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

Tópico III. Relação entre Textos

D20 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

D21 – Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

Tópico IV. Coerência e Coesão no Processamento do Texto

D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

D7 – Identificar a tese de um texto.

D8 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

D9 – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

D11 – Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto.

D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

Tópico V. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido

D16 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

D17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

D18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
Tópico VI. Variação Lingüística

D13 – Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto .

Matriz de Referência de Língua Portuguesa - Saeb / Prova Brasil - Tópicos e Descritores 5º Ano do Ensino Fundamental

Tópico I. Procedimentos de Leitura

D1 – Localizar informações explícitas em um texto.

D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.

D6 – Identificar o tema de um texto.

D11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Tópico II. Implicações do Suporte, do Gênero e /ou do Enunciador na Compreensão do Texto

D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).

D9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

Tópico III. Relação entre Textos

D15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

Tópico IV. Coerência e Coesão no Processamento do Texto

D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

D8 – Estabelecer relação causa /conseqüência entre partes e elementos do texto.

D12 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

Tópico V. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido

D13 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

D14 –Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

Tópico VI. Variação Lingüística

D10 – Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.