sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

CARDÁPIO DA LEITURA

As sugestões abaixo foram retiradas do endereço http://www.4shared.com/dir/x91makVF/LER_E_ESCREVER-LETRA_E_VIDA-AT.html

RODA DA LEITURA: Todos os alunos sentados, em formato de um círculo, para a realização da leitura do dia.

VENDER O LIVRO: Todos os alunos, após a leitura do livro, um por vez, fará a apresentação do livro lido. Deverá, no seu momento, convencer aos demais que o mesmo é bom.

DRAMATIZAÇÃO DO LIVRO: A professora deverá sugerir 3 livros para os alunos escolherem. Após, realizará a leitura e o desenvolvimento do texto, envolvendo-os na história e dramatização.

PROPAGANDA DO LIVRO: O aluno fará o papel de autor para promover a propaganda do livro, porém, não poderá contar o final do mesmo.

CAIXINHA DE LEITURA: A professora selecionará algumas frases, parágrafos curtos, textos e outros, colocando-os em uma caixa. No momento reservado à leitura, cada aluno retirará da caixinha surpresa o que deverá ler no dia.

PALANQUINHO: Ao término da leitura, o aluno subirá no palanquinho para falar que parte do livro mais gostou. Ele tornar-se-á o centro das atenções.

CONTADOR DE HISTÓRIAS: No momento de integração do “Curtindo as Leituras”, o zelador, o pai, a coordenadora e outros mais, serão convidados para contar uma história.

ALÔ LEITURA: A professora dividirá a turma em grupos de 2 em 2, onde todos simularão uma ligação telefônica para contar ao amigo o livro que escolheu e aquilo que mais chamou atenção ao lê-lo.

PAINEL DA LEITURA: Cada aluno escreverá uma frase que identifique o livro por ele lido. Essa frase vai para o painel destacando a leitura realizada no dia.

SELF – SERVICE: A professora colocará, à disposição dos alunos, várias opções de leitura, por exemplo: gibis, revistas, literaturas e outros, para que escolham a leitura do dia.

CADEIRA DO LEITOR: A professora enfeita uma cadeira para colocá-la em frente aos demais alunos, e assim, o aluno escolhido, falará sobre o livro lido.

GIRA – GIRA DO LIVRO: Cada aluno lerá uma página do livro e, no final, todos terão participado.

MÚSICA NA LEITURA: “Curtindo as leituras” é o momento onde a professora escolherá uma música para trabalhar: a letra, melodia e interpretação... é um instante descontraído e diferente.

FEIRA DO LIVRO: A professora promoverá, na escola, uma feira de exposição dos livros lidos pelos alunos. Convidará outras turmas para que, durante o evento, possam outros alunos apreciar as apresentações dos livros. Cada aluno apresentará 3 livros na exposição.

TROCA – TROCA DA LEITURA
Após realização da leitura diária, a professora fará a divisão da turma em grupos de 2 ou de 3, para que, nos grupos, aconteça a troca de experiência do livro que leu.

TEATRO DA LEITURA: Procedida a leitura do livro escolhido, o aluno apresentará o conteúdo da história através de teatro de vara, fantoches, dobradura e outros.

RECONTANDO A HISTÓRIA: Momento em que cada aluno terá a oportunidade de recontar uma história, uma lenda, causo ou caso(real).

TEXTOTECA: É quando a professora colocará, à disposição dos alunos, textos diversos.

REPÓRTER DA LEITURA: A professora escolherá um aluno para ser o repórter. As perguntas deverão ser direcionadas para o questionamento do livro lido pelo entrevistado.

PERSONAGEM DA HISTÓRIA: Realizada a leitura do dia, o aluno deverá comentar os personagens que mais se destacaram na história em questão.

SACOLA DOS LIVROS: A professora recolhe todos os livros levados pelos alunos para casa e cada aluno escolhe um livro e começa a ler a história até que o aluno que levou para casa, reconheça e continue contando a história.