domingo, 20 de fevereiro de 2011

TIPOS DE DITADO

DITADO ORAL PELO PROFESSOR

Palavras, frases ou pequenos textos: o ditado deve conter no máximo 5 ou 6 palavras, se for de frase, que seja de apenas uma; se for de textos que seja uma quadrinha, uma estrofe ou refrão de uma música... (é importante que o conteúdo do ditado esteja contextualizado e tenha significado para o aluno)

DITADO MUDO (com acompanhamento do professor)

São aqueles em que os alunos têm que nomear figuras; se possível que elas sejam do mesmo campo semântico, como por exemplo: nomes de brinquedos, nomes de frutas, nomes de doces, nomes de materiais escolares, nomes de cores, nomes de partes do corpo...

DITADO ORAL DE ALUNOS PARA ALUNOS:

Exemplo: Dividir a turma em grupos; cada grupo dita 2 palavras para que os outros grupos discutam sobre como escrevê-las. Nos grupos, elas comparam as escritas. No final, o professor faz a análise das palavras no quadro discutindo com a turma sobre a escrita delas.

DITADO COM LETRAS TROCADAS:

O professor dita uma palavra (GATO) e depois dita outras duas ou três em que os alunos terão que trocar apenas uma letra ou uma sílaba. Exemplo: GATO, RATO, PATO; NELA, TELA, SELA, GELA, DELA; CASA, LISA, PISA...

Ao realizar a análise das palavras no quadro, é importante que o professor chame a atenção dos alunos para as semelhanças e diferenças entre as palavras.

DITADO – ALUNOS PARA PROFESSOR:

Os alunos ditam as palavras para o professor e esse problematiza coletivamente como a palavra deverá ser escrita.

DITADO DE TEXTOS:

Depois de brincar com uma quadrinha, música, parlenda... os alunos vão ditar para o professor. O professor deve induzir os alunos a comparar os modos como falamos e os modos como escrevemos. E ao mesmo tempo deve criar situações para que os alunos possam refletir sobre a relação das letras com os seus sons.

Logo após, os alunos podem copiar no caderno o que foi ditado. Aqui é importante que o professor esteja atento ao traçado das letras e para a função da cópia. Como por exemplo, vamos copiar para ler em casa ou para não esquecer.

DITADO DE LACUNAS:

Os alunos recebem um texto significativo (músicas, quadrinhas, parlendas, receitas, poesias, poemas...) com algumas lacunas. O professor, junto com os alunos vai lendo o texto. Ao ouvirem o que deve preencher as lacunas, os alunos devem escrever as palavras, e a escrita das mesmas será analisada logo após a atividade.

DITADO – COISAS VISTAS:

Planejar junto com os alunos uma aula-passeio nos arredores da escola. Combinar o que deverão escrever (vai depender dos objetivos do professor). Ao retornar para a sala de aula, fazer a análise das palavras escritas. Depois os alunos deverão registrá-las no caderno ou em outro material combinado.

DITADO COM ALFABETO MÓVEL OU SÍLABAS MÓVEIS:

O professor dita uma palavra e os alunos a escrevem utilizando as letras móveis ou sílabas móveis. Para essa atividade, é importante que o professor esteja observando, principalmente, aqueles alunos que ainda estão apresentando dificuldade para compreenderem o funcionamento do sistema de escrita. O professor deve desafiá-los a fazer a leitura do que escreveram e fazer as trocas necessárias.

DITADO DE OBJETOS:

O professor prepara um saco ou uma caixa de objetos (a escolha desses objetos deve estar de acordo com os objetivos do professor). Combinar as etapas da atividade com os alunos. Cada aluno deverá tirar um objeto do saco ou da caixa, a um sinal do professor todos deverão falar pausadamente o nome do objeto que tirou. Depois deverá escrever o nome do objeto (é importante que o aluno fale o nome do objeto e pense no seu nome).

DITADO COM DADOS:

Materiais:

Cartaz dividido em 12 partes numeradas e com figuras coladas nelas

Lápis e papel para escrever

Dois dados

Como jogar:

1. Sentar em círculo

2. Falar os nomes de todos os desenhos que estão no cartaz

3. Jogar os dois dados ao mesmo tempo e somar a quantidade de pontos

4. Procurar no cartaz o número que representa a quantidade de pontos e escrever o número e o nome da figura que está lá

5. Jogar os dados 5 vezes

Atenção!

A professora que irá jogar os dados.


DITADO DO TEXTO:

Depois de trabalhar um texto, o professor copia algumas palavras em fichas e coloca-as num “saquinho”.

O professor vai combinar com os alunos que irá falar 5 palavras ou uma frase do texto para eles escreverem.

Exemplo:Trabalhar textos que os alunos sabem de memória: músicas, parlendas, quadrinhas etc.

Nota: Depois da análise dessas palavras, os alunos irão procurá-las no texto e marcá-las.

DITADO EM SÍLABAS:

De acordo com a quantidade de sílabas das palavras a serem escritas, os alunos desenharão caixinhas no caderno.

Exemplo:

Se a palavra for ABELHA, os alunos desenharão três caixinhas.

Os alunos serão desafiados a escrever a palavra registrando as sílabas nas caixinhas.

DITADO COM TÍTULOS DE HISTÓRIAS LIDAS

Colocar num “saquinho” nomes de personagens de algumas histórias lidas

Sortear alguns desses nomes

De acordo com os nomes dos personagens, os alunos deverão escrever o título da história.

Nota: Não deve passar de 3 títulos.

DITADO DE NOMES

Colocar num “saquinho” os nomes dos alunos da turma.

Sortear 3 desses nomes para os alunos escreverem.

etc.

O DITADO SERVE PARA:

 Refletir sobre a escrita alfabética através da análise das palavras.

 Refletir sobre as regularidades ortográficas, com situações de comparação entre os modos como as palavras foram escritas pelos alunos e os modos como elas devem estar escritas.

 Melhorar a caligrafia, quando é proposto o ditado de uma lista de palavras, de uma frase, de um bilhete...que vai ser usado em outra situação e vai ser entregue a um destinatário fora do contexto da sala de aula.

 Ser suporte para a realização de outras atividades e para o ensino de outros conteúdos da Língua Portuguesa.

 A realização de uma avaliação diagnóstica, ajudando a esclarecer quais os conhecimentos que os alunos já possuem em relação ao sistema de escrita alfabético.

NOTA:

É importante que o ditado não tenha um fim em si só. A escrita das palavras ou textos ditados precisa ser refletida junto com os alunos.

Atividade retirada de: http://proalfacabofrio.blogspot.com/2010/11/tipos-de-ditado.html

Nenhum comentário: