Encontrei as sugestões abaixo no http://tialenise.blogspot.com/2010/07/atividades-que-nao-podem-faltar-na.html, achei importante estar divulgando. Aproveitem!
1.Atividade de familiarização com as letras.
* Atividades que buscam propiciar o acesso a vários textos: Leituras diárias em sala de aula; Aulas-passeio com exploração de textos no meio da rua (placas, cartazes, panfletos); Exploração de rótulos de embalagens.
* Bingo de letras em fichas de palavras (fichas com os nomes dos alunos ou com títulos de músicas ou outras palavras importantes para o grupo).
* Escrita de palavra e textos (individual e coletiva) cotidianamente.
* Colagem de textos em murais que foram trabalhados em sala de aula (listas, músicas, provérbios).
* Confecção de quadro de letras, para afixar na parede ou guardar num local de fácil acesso e deixar como fonte de informações.
2.Atividades que objetivam a construção de palavras estáveis.
* Atividades de escrita do próprio nome (com abecedário, com silabário, no papel).
* Produção e exploração de fichas de chamada.
* Bingos com os nomes dos alunos da sala.
* Palavras cruzadas com os nomes dos alunos.
* Formação do próprio nome a partir das letras embaralhadas em um envelope.
* Bingo de rótulos.
* Quebra-cabeça de palavras “estáveis”.
3.Atividade que destacam análise fonológica.
* Leitura/ cantoria de textos com rimas e aliterações.
* Jogos de rima (desafios).
* Jogos fonológicos orais.
* Jogos fonológicos com figuras.
* Reconhecimento e palavras que comecem, terminem ou tenham partes com sons similares.
* Produção de textos coletivos rimados (poemas).
4.Atividade de composição e decomposição de palavras.
* Análise – síntese de palavras em grande grupo.
* Palavra mágica (composição de palavras com as letras de uma outra palavra – macarrão: cama, maca, carrão...).
* Contagem de sílabas e letras nas palavras.
* Exercício de comutação (substituição de letras dentro de palavras para composição de outras palavras).
* Atividades de formar palavras com silabário e abecedário.
* Dominós.
* Quebra-cabeças.
* Jogos de ordenar pedaços de palavra (quebra-cabeças de sílabas).
5.Atividades de comparação entre palavras quanto ao número de letras ou às letras utilizadas.
* Escrita de palavras que iniciam, terminam ou tenham ped similares.
* Busca de similares (quadro com palavras para que encontrem as similares).
* Busca de diferenças entre palavras apresentadas em pares (cota / conta; pata / pasta).
6.Atividades de “tentativa de reconhecimento de palavras” através do desenvolvimento de estratégias de uso de pistas para leitura.
* Leitura de textos memorizados (canções, parlendas, provérbios, trava-línguas).
* Jogos de montagem de textos memorizados (palavras embaralhadas)
* Montagem de história em quadrinhos (texto lido em outro dia).
* Bingo de palavras.
* Ditado cantado (encontrar a palavra indicada pelo professor quando parou de cantar uma música que estava sendo acompanhada pelos alunos no texto escrito).
* Caçada de palavras (encontrar a palavra ditada em uma lista de palavras).
* Busca de informações em jornais.
7.Escrita de palavras e de textos (que se sabe de memória ou ditados).
* Ditado de palavras e pequenos textos pelo professor (ou de um aluno para outro).
* Ditado mudo (com acompanhamento do professor, passando entre os alunos).
* Escrita de textos que os alunos sabem de memória (provérbios, letras de música, títulos de livros, filmes, listas).
* Escrita de palavras em jogos de grupos (adedonha).
8.Atividades de sistematização das correspondências grafofõnicas.
* Pesquisa de palavras com a letra “X” ou com a sílaba “X”.
* Brincadeira de adedonha (“Animal, fruta, pessoa...”), com sorteio das letras iniciais ou com composição de quadro com todas as letras.
* Baralho de ordenar palavras alfabeticamente.
* Escrita de dicionários temáticos.
* Produção de listas de palavras (textos enumerativos – materiais necessários para uma atividade, produtos que gostariam de comprar, profissões, brincadeiras, músicas).
* Ditado temático, com fichas (figuras em um envelope) para correção ou com trocas entre os alunos para correção.
* Lacunas em palavras (completar partes que faltam em palavras).
* Palavras cruzadas.
9.Atividades de reflexão durante produção e leitura de textos.
As tentativas dos alunos e a confiança na professora eram ingredientes preciosos para a condução da alfabetização desse grupo. Com a crença de que conseguiriam compreender os textos, os alunos investiam na busca de apreender o mundo escrito.
A solicitação de que os alunos leiam e produzam textos e reflitam sobre os textos lidos/produzidos não pode, no entanto, ser realizada com vistas apenas ao domínio do sistema de escrita, pois são muitos os objetivos específicos relacionados a tais eixos de ensino.
Por outro lado, é relevante considerar que os outros tipos de atividades, conforme se pode verificar nos exemplos, podem ser realizados através de análise, leitura e escrita de textos (anúncios, rótulos, poemas, adivinhas, manchetes, dentre outros).
Maria Madalena Dantas de Souza
Um comentário:
Araci... achei 10. Continue com seu blog e pode ter certeza que em cada sala de aula de uma professora que passa por aqui tem um pouco de vc.
Bjão. Ana Paula
Postar um comentário